A ALAE realizou no último dia 11, o 3º Simpósio de Direito Empresarial

No último dia 11, a ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial realizou seu 3º Simpósio de Direito Empresarial destinado a clientes e aos responsáveis pela área jurídica das maiores empresas brasileiras.

O Simpósio foi realizado no Hotel Unique em São Paulo e contou com a presença de mais de 240 participantes para seus três painéis.

O primeiro painel contou com a presença do ministro Luiz Fux, falando sobre “O Novo Processo Civil no Âmbito Empresarial”, e do professor Marco Aurélio Greco, falando sobre “Da Forma à Substância: O Papel da Legalidade”. Daniel Marcelino, sócio da firma Aliada em Campinas e presidente da ALAE, Luiz Gustavo Bichara, sócio de uma das firmas Aliadas no Rio de Janeiro e ex-presidente da ALAE, e Miguel Hilú Neto, sócio de uma das firmas Aliadas em Curitiba, também participaram do painel.

O segundo painel, sob a presidência do ministro Sepúlveda Pertence, discutiu “Responsabilidade Objetiva de Sócios, Acionistas e Administradores: Aspectos Tributários, Trabalhistas, Concorrenciais e Criminais”. O assunto foi apresentado pelo Professor Luís Eduardo Schoueri, sócio da firma Aliada em São Paulo, quanto aos aspectos tributários; pelo ministro aposentado do TRT Roberto Freitas Pessoa, falando sobre os aspectos trabalhistas; pelo Procurador Geral do CADE Gilvandro Araújo, a respeito das questões concorrenciais; e pela professora Heloísa Estellita, sobre o ponto de vista penal. Paulo Coimbra, sócio da firma Aliada em Belo Horizonte, e Gladson Mota, sócio da firma Aliada em Fortaleza, também participaram do painel.

O terceiro painel foi um talk show conduzido pela jornalista Cristiana Lôbo, da Rede Globo e Globo News. O talk show discutiu “Gestão Jurídica Corporativa: Problemas, Desafios e Tendências” e contou com a participação de José Roberto Prado de Almeida, diretor jurídico da Kraft Foods Brasil; Vasco Gruber Franco, diretor tributário corporativo do grupo Telefônica/Vivo; e Ricardo Melo, diretor jurídico adjunto do Banco HSBC. Marcelo Nogueira Reis, sócio da firma Aliada em Salvador e ex-presidente da ALA, e Luiz Edgard Montaury Pimenta, sócio de uma das firmas Aliadas no Rio de Janeiro, também participaram.

Na sexta-feira seguinte, 12/8, a ALAE realizou reunião das firmas Aliadas no mesmo Hotel Unique em São Paulo (as firmas Aliadas reúnem-se três vezes ao ano). A reunião, que durou o dia inteiro, discutiu, entre outros assuntos, o planejamento financeiro da ALAE, a avaliação do desempenho das firmas Aliadas no 1º semestre de 2011, e os planos da ALAE para uma maior atividade na América do Sul.

Fonte: www.migalhas.com.br